quinta-feira, 10 de maio de 2012

QUASE ESCOLA....


QUASE ESCOLA...

Atendi ao telefone. Era funcionária de uma escola municipal e como a nova diretora havia anos atrás trabalhado comigo em outra escola, convidava-me para uma palestra. Consultei a agenda, a data requerida estava livre, a escola não ficava muito longe. Pensei. Por que não?

Não me lembrava da colega, mas com certeza a proximidade me acordaria a memória. Indaguei pelo tema. Pediu que aguardasse na linha. Uma infinidade. Com assuntos para resolver, contas a pagar, papelada para despachar e ali preso ao telefone, via minha impaciência crescer. Pensei em desligar, mas fugi da grosseria e fui compensado. Quase vinte minutos depois a voz retornou à linha informando: “A diretora disse para o senhor falar sobre o que quiser”. Suspirei frustrado, mas pensei. Não importa. Chego antes, converso com essa amiga, ouço seus anseios, interrogo-a sobre seus problemas, peço o perfil de seus professores e suas ansiedades e assim, pouco a pouco, o tema vai se concretizando.

Na data marcada, uma hora antes apareci. Não havia ninguém, cheguei duvidar do endereço certo, mas após meia hora apareceu uma funcionária confirmando que, realmente, uma palestra, sem tema definido, estava marcada. Minutos depois apareceu uma professora que me encaminhou a uma bibliotecária que, sorrindo, sugeriu que eu falasse com uma coordenadora. Quando apareceu e cumprimentou-me, indaguei pelo tema e a resposta foi à mesma: “Qualquer coisa”. Agoniado, aguardei a diretora, recebeu-me com abraços efusivos e recordações que eu já há muito perdera.

Entrevistei-a sobre a escola, os professores, a equipe administrativa, seus alunos. Desejava saber se a prova Brasil a preocupava, como andava o IDEB, se havia rotatividade de professores ou não, quais objetivos de Projeto Pedagógico se mostravam mais distantes. Não sabia. Era nova na escola e nova também como diretora e justamente por essa pouca experiência é que me chamara. Na verdade era quase diretora. Chamou a coordenadora pedagógica e após papo cordial e lisonjeiro, pouco pode me ajudar na definição do tema. A escola tinha alguns problemas (Qual não os tinha?), sentia falta de coesão na equipe docente e percebia insatisfação nos pais. Perguntei-lhe quais estratégias desenvolvia para atraí-los a escola, que projetos empreendera para fazer da turma de professores uma equipe. Disse-me que nenhuma, afinal os pais deveriam saber que sua presença era importante para a aprendizagem dos filhos, mas raramente apareciam... Os professores tinham consciência da importância de uma verdadeira equipe. Apenas isso. Descobri que dessa cordial conversa nada me ajudaria na definição do tema, pois, confessou-se era na verdade uma quase coordenadora.

Continuei, como andarilho errante, em busca de respostas e colhi abraços e sorrisos, gentileza e cordialidade, mas muito pouco sobre a escola e seu cotidiano, sobre os alunos e seus desafios, os professores e suas angústias. Olhando-os afoitos no lanche servido, entusiasmados nos casos a relatar, pensei que em verdade eram quase professores de quase alunos. Duas horas depois de insossas conversas, saí da escola. Ministrei uma quase palestra.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

domingo, 15 de abril de 2012

História dos Índios de Guarulhos

19 de abril dia do índio!
Neste blog encontram-se informações acadêmicas de pesquisas mais recentes sobre os índios da região de Guarulhos.
Aproveitem para melhorar os conhecimentos sobe nosso município.

http://guarulhostemhistoria.com.br/cid_historia.php

Beijos, Cláudia

domingo, 8 de abril de 2012

DIA DO ÍNDIO

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Bjos, profa. Cláudia

PÁSCOA

Neste site você encontrará a história, os símbolos, como é a comemoração no mundo e muito mais. Acesse e multiplique este conhecimento.

http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Pascoa/pascoa.htm

Beijos, Cláudia.